Funciona como um escudo e um selo de confiança, certificando que a informação relativa à marca, empresa ou produto que é publicada é factual.
Certificação de Vigilância de Reputação antifake news.
Monitorização (“Watch”)
Alcance 360º: Monitorização contínua de fontes:
Media Tradicional (clipping): Jornais, Revistas, Rádios, Televisões (incluindo versões online).
Media Digital: Websites de notícias, Blogs e Fóruns especializados.
Redes Sociais: Análise de plataformas chave (X/Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn, TikTok.
Tecnologia de IA: Utilização de ferramentas de Social Listening para identificar picos de menções, sentiment analysis anómala e a replicação de narrativas específicas.
Deteção e Alerta Rápido (“Fake”)
Classificação de Ameaças: A equipa da LPM classifica as informações suspeitas em tempo real, distinguindo entre críticas legítimas, opiniões negativas e informação comprovadamente falsa (fake news).
Sistema de Alerta Vermelho: Assim que uma peça de fake news que represente um risco para a reputação é detetada, o Cliente é notificado através de um alerta, incluindo uma análise da sua origem, potencial de amplificação e impacto estimado.
Desmentido Estratégico e Resposta (“Action”)
Desenvolvimento da Contra-Narrativa: A LPM, em coordenação com o Cliente, elabora uma estratégia de desmentido e as mensagens-chave a utilizar.
Execução Multicanal:
Resposta Social Media: Gestão das respostas nas redes sociais, utilizando perfis oficiais para apresentar a informação verdadeira de forma clara e assertiva.
Media Relations: Contactos personalizados com órgãos de comunicação social, fact-checkers ou KOL
Ações Legais e de Plataforma: Coordenação para solicitar a remoção de conteúdo a plataformas sociais e websites, se aplicável.
Certificação de Vigilância de Reputação.
Poder comunicar com os públicos que a organização ativou um serviço de FakeWatch, que assegura e monitoriza ativamente a verdade dos factos sobre a nossa organização e produtos em todos os canais de comunicação.“